segunda-feira, 5 de março de 2012

A origem do escudo do Íbis


Lado a lado, o escudo da TSAP em jornal da década de 1940
e escudo atual do Íbis Sport Club

Você sabia que o nome, o mascote, o escudo e as cores do Íbis Sport Club foram inspiradas no logo da Tecelagem Seda e Algodão de Pernambuco (TSAP)? Pois essa é a verdade sobre a origem da imagem do Íbis que conhecemos hoje.

O clube foi fundado em 15 de novembro de 1938 para o entretenimento dos funcionários da TSAP. A Íbis Negra é um pássaro considerado sagrado pelos egípcios antigos, que acreditavam que o deus da sabedoria, chamado de Thot, tinha o corpo de um homem e a cabeça desta ave. 

Muitos ainda dizem que as cores rubro-negras são uma alusão ao Sport Club do Recife, porém isso não é verdade. A Tecelagem Seda e Algodão de Pernambuco já possuía essas cores muito ante do clube da praça da bandeira ser fundado, e foi na TSAP que os fundadores se inspiraram para dar as cores ao Pior do Mundo.

Na imagem, você pode comparar o escudo do clube com o escudo da TSAP.

 Essas e outras histórias podem ser encontradas no livro “O Vôo do Pássaro Preto: A História do Pior Time do Mundo”, escrito por Israel Leal.

6 comentários:

  1. Me formei em jornalismo em 2004 e meu projeto foi sobre o IBIS!! Se te interessar, posso ve uma forma de te passar o material... Fiz um jornal impresso e há varias informações legais nele!!
    abraço

    Raphael Brandão
    raphaelbrandao@oi.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raphael, temos interesse sim! Por favor, envie as informações para o email oibismania@gmail.com.

      Grato,

      Israel Leal

      Excluir
  2. Valeu as informacões preciosas. Vou virar a casaca do Sport para o Íbis por que tem mais história e o seu nome é original e muito mais criativo e inteligente(Além de ser escrito no idioma Português).

    ResponderExcluir
  3. Pior time do mundo jogando contra flu. Flu 50x1 ibis

    ResponderExcluir

Olá torcedor apaixonado por futebol!!! Aproveite este espaço para deixar sua opinião!!!